segunda-feira, 30 de maio de 2016

Uma receita diferente com tomate, confira!!

Tomatinho de Sucesso



O “tomatinho de sucesso” é, na verdade, uma salada especial de caranguejo facílima de fazer, deliciosa e que realmente impressiona. Ela é servida dentro do tomate, que você serve de cabeça para baixo e fica só o vermelhinho aparecendo.

Antes que você fique na dúvida, “siri” e “caranguejo” não são exatamente sinônimos, mas todo siri é um caranguejo. Se a sua receita é com siri, você pode dizer que ela é de caranguejo.

Receita de Tomatinho de Sucesso – para 4 pessoas 


Ingredientes:

4 tomates

Azeite (a gosto)

Uma pitada de flor de sal (se não tiver flor de sal, use o sal refinado de cozinha mesmo)

Pimenta-do-reino (a gosto)

300 g de carne de siri ou caranguejo (é fácil encontrar congelada no supermercado, mas cuidado para não confundir com a casquinha de siri pronta e com o kani!)

5 a 10 folhas de manjericão (dependendo do tamanho das folhinhas. Não exagere, senão ele pode roubar a cena da carne, que tem um sabor suave)

Capim-limão ou erva-cidreira frescos (a gosto)

1 limão siciliano (raspas da casca e o suco)

1 embalagem de kani kama (agora sim!)

Modo de Preparo:

Ferva a carne de caranguejo em água (é só ferver mesmo), escorra bem e reserve. Se for usar muito depois, deixe resfriar na geladeira.

Lave os tomates e faça um corte em cruz bem superficial (um risco com a faca só) no lado oposto ao do cabinho. Isso vai ajudar a remover a pele.

Branqueie os tomates em água fervente por 3 minutos e logo depois coloque em água com gelo. Em seguida, remova a pele. Ela vai sair bem facilmente.

Corte ao redor da a parte onde fica o cabinho e retire todo o interior dos tomates, para rechear. Vai tudo embora, principalmente as sementes.

Tempere lá dentro com azeite, flor de sal (se tiver) e pimenta-do-reino. Reserve.

Pique o manjericão e o capim-limão (ou a erva-cidreira) já limpos e misture à carne, junto com as raspas do limão (só a parte amarela, cuidado para não ralar a branca junto) e todo o seu suco.

Corte o kani em cubos de 1 cm (isso chama “brunoise”), eles farão o papel de batatinhas na salada. Misture também à carne.

Depois de misturar tudo como se fosse uma salada deliciosa de siri/caranguejo, tempere com sal a gosto e recheie os tomates com essa maravilha.

Monte no prato como um igloo, com o recheio virado para baixo (veja a foto).

Se tiver um broto de rúcula para decorar e um molho pesto, vai cair super bem por cima de tudo. Se não, use só um azeite mesmo.

Pulo do gato:

Dê uma grelhada num queijo coalho e faça um meladinho de açúcar e baunilha. É só derreter o açúcar na panela com um pouco de água e então acrescente uma gotinha de baunilha (ou fava, que fica melhor ainda). Deu uma textura bacana? Aí é só banhar o queijo. Essa coisa do doce com o salgado é das melhores experiências para as papilas gustativas. E nem deu tanto trabalho assim, não é?

Fonte: socorronacozinha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário