terça-feira, 28 de junho de 2016

Sobremesa de paçoca

Receita: Paçoquinha cremosa de colher  

 


Food Styling: Danielle Noce
Fotografia: Paulo Cuenca

PREPARO: 20 minutos
TEMPO DE COZIMENTO: 15 minutos
TEMPO DE ESPERA: 4 horas - 240 minutos
RENDIMENTO: 4 pessoas
 
Quem gosta de doces cremosos e aerados vai enlouquecer com essa receita, que combina tanto para uma festa junina quanto para uma comemoração repleta de comidinhas saborosas. A paçoquinha em rolha é amor nacional e sua versão cremosa, de comer às colheradas, também vai conquistar os apaixonados por amendoim. Vem comigo que você não vai se arrepender!

Ingredientes


500 ml de CREME DE LEITE FRESCO
8 unidades de PAÇOQUINHA
70 gramas de AMENDOIM TOSTADO com ou sem sal
1 lata de 395 gramas de LEITE CONDENSADO

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo.
Transfira o creme para uma panela grande e cozinhe em fogo médio para intensificar os sabores da mousse. Não se preocupe, é normal que a mistura fique líquida no começo, mas depois o creme vai engrossar como um mingau ralo. Este é o ponto de desligar o fogo.
Despeje o creme em uma tigela, cubra com plástico filme em contato para não criar película e leve à geladeira por aproximadamente 4 horas.
Retire a mousse da geladeira e bata na batedeira até obter um creme leve e aerado.
Com a ajuda de um saco de confeitar com bico pitanga, sirva a paçoquinha cremosa em copinhos, alternando com camadas de paçoca esfarelada.
Aproveite!



Fonte:  http://www.icouldkillfordessert.com.br

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Vinho e chocolate

Harmonização de vinho e chocolate





Apesar de a harmonização de vinho e chocolate ser uma das mais difíceis até mesmo para sommeliers experientes, esta combinação pode surpreender na hora da sobremesa. Combinar o vinho certo com um bom chocolate resulta em uma experiência refinada para o paladar.

A harmonização consiste na escolha minuciosa do vinho (ou outra bebida) levando em consideração as características do alimento, como acidez, untuosidade (percentual de gordura) e doçura. O objetivo é “casar” os dois e evitar que um se sobreponha ao outro. Basicamente, existem dois tipos de harmonização: por similaridade (vinho doce com sobremesa) ou por contraposição (queijo com mofo azul, salgado, com vinhos doce).
Vinho e chocolate

Parece fácil, mas a dificuldade de combinar vinho e chocolate ocorre devido ao fato de além de ser doce, ele possuir um alto percentual de gordura. A harmonização que sugerimos é a mais clássica: chocolates com mais de 60% de cacau (meio amargo), com vinhos fortificados (que possuem um percentual de álcool maior devido à adição de aguardente de uva). Nessa categoria, estão o vinho do Porto, produzido na região norte de Portugal, e o vinho Jerez (ou Xerez), do sul da Espanha.

Além do teor elevado de álcool, o tempo que eles passam amadurecendo em barris de carvalho, faz com esses vinhos tenham aromas próximos aos de castanhas, nozes ou amêndoas, que vão combinar por similaridade com o chocolate. Combinar aromas parecidos também é fundamental na harmonização.
Dicas de rótulos

Para não errar, aposte em um desses três rótulos. As dicas são do sommelier Gustavo Giacchero.






1. Warre’s King’s Tawny Port

Porto (Portugal).

2. Warre’s Otima 10 Anos

Porto (Portugal).

3. El Maestro Pedro Ximenes

Jerez (Espanha).

terça-feira, 21 de junho de 2016

Receita: Quiche Marguerita


Uma receita deliciosa de quiche com muito queijo, tomate e manjericão… Só poderia resultar em algo muito, mas muito saboroso! Prepare em casa e confira essa delícia!

INGREDIENTES:
Massa:
1 gema
250g de farinha de trigo
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
aproximadamente 20ml de água
sal a gosto

Recheio:
200ml de leite
200ml de creme de leite fresco
2 ovos +1 gema
pitada de noz moscada
pitada de pimenta do reino branca
150g de parmesão ralado ou guyere ralado
10 mini tomates “italiano” ou 12 mini tomates “cereja”
folhas de manjericão a gosto
queijo parmesão para salpicar
finalização: azeite de oliva e manjericão

MODO DE PREPARO:

1- Comece pela massa: Em uma tigela peneire a farinha com o sal, adicione a manteiga e forme tipo uma farofinha.

2- Após, adicione a gema e a água aos poucos até formar uma bola (essa massa não deve ser sovada). Enrole com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 20 minutos.

3- Enquanto isso prepare o recheio: Em uma tigela adicione os ovos, a gema, o leite, o creme de leite, a noz moscada e misture muito bem. Acrescente o queijo ralado e folhinhas de manjericão. Reserve.

4- Retire a massa da geladeira e estique com um rolo, cubra a forma, e despeje o recheio preparado.

5- Corte o mini tomates ao meio, e coloque lado a lado na forma. Salpique mais queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 35 minutos ou até que esteja levemente dourado.

6- Após, desenforme, regue com um fio de azeite e decore com folhinhas de manjericão.

Fonte: receitasetemperos.com.br

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Salada de grãos

Receita: Salada de Grãos Maravilhosa


salada_graos_larissa_januario_semmedida7

Tem sabor, tem cor e tem textura. A beleza e que você pode variar os ingredientes conforme sua prefrência. Eu geralmente uso trigo, quinoa e lentilha. Mas vale usar cevada, ervilha seca, feijão fradinho, grão de bico, chia, linhaça, arroz negro, vermelho…Ou seja, todo e qualquer grão.
Aqui o único pulo do gato é respeitar o tempo de cozimento de cada um deles. Por isso, é extremamente importante que você cozinhe tudo separadamente. Dependendo do grão é legal deixar de molho por um tempo. Feijão, grão de bico e trigo gostam disso. O molho evita também que eles rompam a película que os envolve.

Preparo:

salada_graos_larissa_januario_semmedida3Lave a lentilha. Sim, isso é lentilha. MINI e ROSA! Estou psicada nessa lentilha. Não é linda?  Mas vale usar da normal. hahaha Usei um xícara, cobri com água salgada e talos de salsa. Cozinhei conforme a instrução da embalagem, coisa de 10 min. Os grãos devem ficar mais al dente por isso, não exagere no cozimento. Depois de cozida, escorra a água e e passe na água gelada para parar o cozimento.  Reserve.
salada_graos_larissa_januario_semmedida2
O trigo é o que levar mais tempo para cozinhar, uns 15, 20min no máximo (lave antes). Esse é um trigo dourado que eu trouxe do Peru. DOURADO!!!  Eu sou dessas que traz comida na mala de viagem. Sabe a relação que as mulheres têm com bolsas? Eu tenho com comidas. Surto com ingredinetes novos e diferentes.  É o caso desse trigo.  Usei 1 xícara de trigo cru coberta de água salgada para coiznhar. Depois de cozido, escorra e passe na água gelada para parar o cozimento. Reserve.
salada_graos_larissa_januario_semmedida
Para fechar com chave de ostentação esse post, o último ingrediente é a quinoa. Mas não é qualquer quinoa. É a NEGRA. #colardebeijos Minha  sogra trouxe dos andes essa coisa linda. Eu nem de quinoa gostava, mas como é linda passei a gostar. Essa cozinha MUITO rápido. Menos de 10 min tá pronta. Também usei 1 xícara, coberta de água salgada. Depois de cozida, escorra e passe na água gelada para parar o cozimento. Reserve.
salada_graos_larissa_januario_semmedida6
Agora e só temperar. Eu uso cebola roxa em pétalas finas (opcional), tomate cereja cortado ao meio, suco de 2 limões. E 1 xícara de azeite extravirgem batido com 2 dentes de alho e 1 maço de salsa até virar um pesto como esse da foto.
salada_graos_larissa_januario_semmedida10
Misture bem e leve à geladeira. É mais gostosa fria.  Caso queria um prato ainda mais rico, coloque junte sardinha em conserva, bacalhau desfiado ou salmão defumado.
salada_graos_larissa_januario_semmedida11

Fonte: http://semmedida.com.br

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Aprenda esta receita de cupcake!!

Cupcake de Chocolate com Vinho Tinto

Não tem jeito, chocolate é preferência nacional. E com o cupcake não é diferente. Esta variação do sabor predileto dos brasileiros traz um sofisticado toque de vinho. E não se preocupem, ninguém vai ficar bêbado com ela porque é levíssima.


Cupcake de Chocolate com Vinho Tinto

Ingredientes
  • 5 Ovos
  • 2 Xícaras (chá) de Farinha de Trigo
  • 1 Xícara (chá) de Açúcar
  • 100g de Manteiga
  • 1 Barra de Chocolate ao Leite
  • 1 Xícara (chá) de Vinho Tinto
  • 1 Colher (sopa) de Fermento
Instruções
  1. Bata as claras em neve.
  2. Em uma panela, derreta o chocolate em banho maria.
  3. Em um terceiro recipiente, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura cremosa.
  4. Sem parar de bater, acrescente gradativamente as gemas.
  5. Adicione então o chocolate derretido.
  6. Intercalando, acrescente à mistura o vinho e a farinha, sempre batendo.
  7. Já sem bater, junte as claras em neve, utilizando uma espátula para mexer.
  8. Adicione o fermento e mexa mais um pouco manualmente.
  9. Despeje a massa nas forminhas e leve ao forno preaquecido por mais ou menos 35 minutos.
Fonte: http://www.receitadecupcake.com.br/cupcake-de-chocolate-com-vinho-tinto/

sábado, 11 de junho de 2016

Gengibre

O uso do gengibre


Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.
Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.

Nós aprendemos a usar o gengibre também, adicionando em saladas, pratos e sucos. Usado muito em dietas, por ser um alimento termogênico, acelerando o metabolismo e a perda de peso. Por isso vamos mostrar 3 receitas de sucos detox para aprenderem e fazer em casa. Confira:
 

Receitas: 

  • Suco de uva com gengibre





Ingredientes necessários
1 limão (com casca)
200 ml de suco de uva (se for integral, melhor)
Canela
Gengibre
Como fazer
Coloque a quantidade de gengibre e canela a gosto. Depois, bata tudo no liquidificador, coe e tome em seguida.

  • Suco de abacaxi com gengibre





Ingredientes necessários
2 folhas de hortelã
200 ml de abacaxi (1 copo)
Gengibre em pó
Semente de linhaça (1 colher de sobremesa)
Como fazer
Pegue os 200 ml de abacaxi descascado, uma pitada de gengibre, hortelã e a linhaça. Acrescente água e bata tudo no liquidificador. Quanto mais concentrado o suco ficar, melhor.

  • Suco com gengibre de limão e maracujá
Ingredientes necessários
150 ml de água
2 Limões
2 Maracujás
Gengibre ralado
Meia xícara de couve picada
Como fazer
Coloque no liquidificador o suco dos dois maracujás, sem semente nem casca, junto com o suco dos dois limões e acrescente uma colher de gengibre e também a couve. Bata tudo junto e sirva gelado.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Aprenda a fazer Guacamole



Guacamole é muito parecido com Sushi, quando você come pela primeira vez acha estranho, fica na duvida se gosta ou não, mas continua comendo e aprende a gostar e depois não vive sem, mas assim como o Sushi se você vai experimentar pela primeira vez o ideal é escolher um bom restaurante, assim garante que não vai ser por falta de qualidade que não gostou, mas diferente do Sushi o Guacamole é fácil de fazer em casa e você pode deixar ele da forma que mais lhe agrada.

 Receita:  Guacamole


Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes
½ Cebola
1 Tomate (pequeno)
1 Abacate (maduro)
Suco de 1 Limão
Coentro
Pimenta Calabresa
Sal

Instruções
Pique a cebola e o tomate (s/ sementes) em cubos bem pequenos e reserve.
Em uma tigela adicione o abacate e amasse com um garfo (deixando alguns pedaços maiores)
Adicione Suco de Limão, junte a cebola, tomate, sal, pimenta calabresa e sal.
Misture tudo muito bem e sirva gelado com nachos.

Observações
ABACATE: Peça para o moço da feira um abacate maduro para usar no mesmo dia, assim sua Guacamole fica mais gostosa e cremosa.
CEBOLA: Se desejar troque por cebola roxa e caso não goste da acidez deixe a cebola de molho em água gelada por 15 minutos.
COENTRO: Eu sei que muitos não gostam de coentro e se esse for seu caso troque por salsinha.
PIMENTA CALABRESA: Pode ser substituído por pimenta do reino ou pimenta dedo de moça (s/ sementes)




Fonte: http://receitasdeminuto.com.br

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Nega maluca: Bolo de chocolate fofinho e molhado


 Experimente fazer esta receita, fica maravilhosa, bolo fofinho e bem molhadinho, você vai adorar.



Em primeiro lugar pra começar a fazer esta receita: Lembre de nunca usar somente achocolatado no seu bolo ou brownie, não vai ficar muito bom, pode até usar um pouquinho, mas sempre dê preferência ao chocolate em pó ou cacau em pó, eles dão aquele sabor e cheirinho incríveis e naturais do chocolate.

Os segredos da Nega maluca são: A água quente na massa, as claras em neve e a cobertura no bolo quente. Cada uma desses segredinhos tem participação nessa massa super fofinha e molhadinha e o sabor delicioso do bolo.





Ingredientes: Bolo:


3 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de óleo
1 xícara de água fervendo
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de fermento em pó

Cobertura:


150g de chocolate meio amargo em barra
100g de creme de leite

Modo de preparo:


Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve e reserve
Em um recipiente misture as gemas, o açúcar e o chocolate
Adicione o óleo, metade da água fervendo e da farinha e bata com a batedeira, depois adicione o restante da água e da farinha, bata até misturar bem
Adicione as claras em neve aos poucos à massa, e misture devagar com uma colher ou espátula, adicione toda a clara e misture até ficar homogêneo
Por último adicione o fermente e misture com uma espátula ou colher
Unte uma forma de 25-30 cm de diâmetro e coloque a massa.
Leve ao forno pré-aquecido à 200ºC por aproximadamente 40 minutos, fure com um palito, se sair limpo está pronto
Para fazer a cobertura: Derreta no microondas o chocolate e o creme de leite juntos, coloque de 20 em 20 segundos e mexa até derreter por completo, misture e espalhe por cima do bolo quente.







Fonte:  http://www.amandocozinhar.com/2015/09/nega-maluca-bolo-de-chocolate-fofinho-e.html#ixzz4CKiE9OQV